DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: OS CONFLITOS NA PRÁTICA COTIDIANA DE PROFESSORAS(ES)

Main Article Content

Renato Emerson N. dos Santos Ronald Coutinho Santos

Resumo

O artigo discute os desafios enfrentados no cotidiano escolar por professorxs de Geografia, na busca da implementação da Lei 10.639/03. A partir de uma leitura política das práticas dos docentes, analisa os conflitos em reação a propostas de conteúdos, atividades e posturas comportamentais em torno da temática racial. Assim, a implementação de uma educação antirracista – e, como parte dela, um ensino de Geografia que desafie discursos ainda hegemônicos calcados em racializações hierarquizantes –aparece como resultante de disputas pela interpretação da Lei 10.639/03, protagonizadas por docentes que enfrentam inércias e oposições (veladas e/ou abertas). O texto se baseia em depoimentos coletados em um processo de pesquisa-ação, através de reuniões mensais ao longo de cinco anos com docentes da rede pública (estadual e municipais) do Rio de Janeiro.

Article Details

Como Citar
EMERSON N. DOS SANTOS, Renato; COUTINHO SANTOS, Ronald. DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: OS CONFLITOS NA PRÁTICA COTIDIANA DE PROFESSORAS(ES). Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. Ed. Especi, p. 78-108, abr. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/855>. Acesso em: 30 maio 2020.
Seção
Caderno Temático