PARANGADINKRA: POTENCIALIDADES PRETAGÓGICAS, ENSINAMENTOS E FILOSOFIAS DE TRÊS ADINKRAS DO POVO AKAN EM GANA

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Sandra Haydée Petit Wagner Maycron Ventura

Resumo

Nesse trabalho nos propomos a apresentar o Parangadinkra, um objeto estético-pedagógico que inventamos para envolver Universidade e Escola com as oralidades e filosofias africanas tradicionais, ainda pouco exploradas como fonte e produção de conhecimento nas escolas, quer seja por preconceito ou desconhecimento. Nos interessam mais particularmente os ideogramas ganenses chamados adinkra que transmitem valores ético-estéticos filosóficos do povo Akan em Gana. Com isso esperamos 1) mostrar que a linguagem desses símbolos tradicionais também faz parte do conceito amplo de oralidade de Hampâté Bâ, 2) que abre uma riqueza de possibilidades de uso didático educacional, que pode ser potencializada por afrorreferenciais como a Pretagogia.

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Como Citar
HAYDÉE PETIT, Sandra; VENTURA, Wagner Maycron. PARANGADINKRA: POTENCIALIDADES PRETAGÓGICAS, ENSINAMENTOS E FILOSOFIAS DE TRÊS ADINKRAS DO POVO AKAN EM GANA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 31, fev. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/828>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
Dossiê Temático