TRABALHAR É VIVER E TER SAÚDE! CONCEPÇÕES DE QUILOMBOLAS DO RECONCAVO DA BAHIA

Main Article Content

Jaianne Souza da Silva Laine Soares de Carvalho Sânzia Bezerra Ribeiro Evanilda Souza de Santana Carvalho Cleuma Sueli Santos Suto

Resumo

Resumo: Este estudo teve como objetivo apreender as concepções de indivíduos quilombolas acerca do trabalho. Pesquisa exploratória e qualitativa com 49 membros de duas comunidades quilombolas do Recôncavo Baiano. A coleta se deu por entrevista semiestruturada, os resultados foram processados pelo software IRAMUTEQ que gerou gráficos e possibilitou a identificação de sete classes, nomeadas em acrodo ao conteúdo das palavras que as compõem. A descrição do trabalho e rotina revela-se como caminho natural para aquisição de bens de consumo, ser honrado e útil, estando associado a viver e ter saúde, porém, foi reconhecido como difícil e pesado. Para os quilombolas, as inadequações físicas do trabalho se constituem como determinante do processo de saúde-doença. Faz-se necessário implementação de ações que os orientem sobre a influência dos aspectos do trabalho em sua saúde.

Article Details

Como Citar
SILVA, Jaianne Souza da et al. TRABALHAR É VIVER E TER SAÚDE! CONCEPÇÕES DE QUILOMBOLAS DO RECONCAVO DA BAHIA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 31, fev. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/818>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
Artigos