A REPRESENTAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE SÃO PAULO

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Caio Ricardo Faiad da Silva http://orcid.org/0000-0002-7741-3407 Gabriela Aparecida de Lima http://orcid.org/0000-0002-0213-1472 Daisy de Brito Rezende http://orcid.org/0000-0001-7715-0427

Resumo

A premissa da educação para a equidade racial ganhou reforço legislativo com a obrigatoriedade do ensino de história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, por meio das leis 10639/2003 e 11645/2008. Já as pesquisas em Educação têm apontado a enorme importância que o material didático exerce no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a representatividade e a representação étnico-racial em duas coleções elaboradas e distribuídas para as redes municipal e estadual de São Paulo. Conclui-se que, nas coleções estudadas, os negros estão sub-representados nas imagens enquanto a presença de brancos é prevalente. Além disso, quando se representa o ser humano dotado de intelectualidade, a referência é a de brancos. Dessa forma, busca-se chamar a atenção da comunidade para o reconhecimento e a reversão dessa realidade brasileira.

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Como Citar
FAIAD DA SILVA, Caio Ricardo; LIMA, Gabriela Aparecida de; REZENDE, Daisy de Brito. A REPRESENTAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE SÃO PAULO. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. Ed. Especi, p. 90-108, dez. 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/775>. Acesso em: 21 fev. 2020.
Seção
Caderno Temático