APRESENTAÇÃO | DOSSIÊ TEMÁTICO "RELIGIOSIDADES E ESPIRITUALIDADES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS E AS LUTAS COTIDIANAS CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Main Article Content

Babalawô Ivanir dos Santos

Resumo

A intolerância religiosa, assim como o racismo, é uma questão que precisa ser discutida por toda a sociedade brasileira. Fruto dos processos da formação social e política do país, a intolerância, nos últimos anos, vem mostrado uma de suas faces mais perversas, a destruição de templos religiosos e a explosão de sacerdotes sacerdotisas das comunidades onde vivem e administram seus templos religiosos. E foi justamente pesando nos processos de descolonização intelectual em prol de uma reescrita das lutas cotidianas dos grupo religiosos afro-brasileiros contra o racismo e a intolerância religiosa, suas cosmologias litúrgicas religiosas, tradições e formas de ser e estarem no mundo que o Dossiê Temático: Religiosidades e Espiritualidades Africanas e Afro-Brasileiras e as Lutas Cotidianas contra o Racismo e a Intolerância Religiosa, se apresenta. Afim de contribuir para o fortalecimento dessas resistências dentro de fora dos espaços acadêmicos.  

Article Details

Como Citar
SANTOS, Babalawô Ivanir dos. APRESENTAÇÃO | DOSSIÊ TEMÁTICO "RELIGIOSIDADES E ESPIRITUALIDADES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS E AS LUTAS COTIDIANAS CONTRA O RACISMO E A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. 28, p. 03-06, jun. 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/713>. Acesso em: 20 nov. 2019.
Seção
Dossiê Temático