APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO ESPECIAL | CADERNO TEMÁTICO: HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA – LEI 10.639/03 NA ESCOLA

Main Article Content

Rachel de Oliveira

Resumo

O conjunto dos artigos que compõem este caderno, oferecem um excelente quadro teórico e avaliativo que nos permite enxergar tanto os entraves que tendem paralisar o debate sobre história dos afro-brasileiros, como avistar as variadas possibilidades de superação dos preconceitos vigentes no espaço escolar. Não são poucos os empecilhos detectados pelos autores no desenvolvimento de suas pesquisas, reflexões e ensaios. Os resultados indicam que os   negros continuam invisíveis ou menos visíveis em relação aos homens e as mulheres brancas, pois ainda aparecem nos livros didáticos e paradidáticos como um grupo que apenas contribuiu para a formação do Brasil no período colonial, sendo que a sua efetiva participação na produção socioeconômica e cultural, desde a escravidão até os dias de hoje não é devidamente ressaltada. Os autores alertam que em muitas escolas o debate sobre a referida Lei se fundamenta na pedagogia do evento, por se restringir apenas às comemorações de 20 de novembro, dia da Consciência Negra e 19 de abril, dia do Índio.

Article Details

Como Citar
OLIVEIRA, Rachel de. APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO ESPECIAL | CADERNO TEMÁTICO: HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA – LEI 10.639/03 NA ESCOLA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 01-04, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/595>. Acesso em: 21 set. 2018.
Seção
Apresentação