A DEMANDA DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA POR EDUCAÇÃO: UM LONGO TRAJETO ATÉ A LEI 10.639/03

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Waldete Tristão Farias Oliveira Carlos Eduardo Dias Machado

Resumo

Sem nenhuma pretensão de apresentar toda a história do movimento social negro brasileiro, neste artigo ousamos recuperar apontamentos históricos que ajudam a compreender por que a educação se tornou uma demanda da população negra. A longa história de luta pelo direito à escola e à educação sempre se constituiu como pauta do movimento social negro, com registros sistemáticos, desde os tempos da Frente Negra Brasileira. Enquanto uma conquista legal, a Lei 10.639/03, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 representa um avanço importante, mas, ainda são desafios as resistências e incompreensões por parte dos gestores, e dirigentes no nível municipal, estadual e federal, para a sua plena implementação.

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Como Citar
OLIVEIRA, Waldete Tristão Farias; MACHADO, Carlos Eduardo Dias. A DEMANDA DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA POR EDUCAÇÃO: UM LONGO TRAJETO ATÉ A LEI 10.639/03. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, p. 314-339, jan. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/542>. Acesso em: 23 set. 2018.
Seção
Caderno Temático