A EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI 10.639/03: ARTICULANDO COM AS MATRIZES AFRICANAS NA ESCOLA EM SALVADOR -BA

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Josiane Cristina Climaco Márcia Lúcia dos Santos Celi Nelza Zulke Taffarel

Resumo

 Este artigo trata da sistematização do trabalho pedagógico sobre a Cultura Corporal Afro brasileira e a materialização nas aulas de Educação Física no Colégio Estadual Marcílio- CEMD, Salvador – BA. A fundamentação se deu através dos valores civilizatórios afro-brasileiros e os pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Metodologia de Ensino da Educação Física -  Crítico-Superadora, com o objetivo de consolidar ações que materializem a Lei 10.639/03 e possibilitem o acesso a este conhecimento negado historicamente a educação brasileira de forma não folclorizada. Assim, as aulas de Educação Física no CEMD, visou recuperar elementos da ontogênese da Cultura Afro Brasileira que foram historicamente subsumidos pelo euro-centrismo em sua organização do trabalho pedagógico na escola.

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Como Citar
CLIMACO, Josiane Cristina; SANTOS, Márcia Lúcia dos; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. A EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI 10.639/03: ARTICULANDO COM AS MATRIZES AFRICANAS NA ESCOLA EM SALVADOR -BA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 676-692, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/489>. Acesso em: 21 set. 2018.
Seção
Caderno Temático