REPRESENTAÇÕES DE NEGROS E INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DAS LEIS 10.639 E 11.645: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS mudanças e permanências

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Joelma Cristina de Lima Antunes Claudete de Sousa Nogueira

Resumo

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que buscou analisar as representações de negros e indígenas nos livros didáticos de história do Ensino Fundamental, com foco no processo de produção e recepção. Na investigação foram analisadas as mudanças e permanências em relação às representações de indígenas e negros após a aprovação das leis 10.639/03 e 11.645/08 e como isso se reflete nas concepções construídas pelos professores e alunos.  Partiu-se da seguinte questão: em que medida pode-se observar as mudanças e permanências em relação às representações de indígenas e negros considerando-se o momento influenciado pelo contexto das Leis 10.639/03 e 11.645/08.

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Como Citar
ANTUNES, Joelma Cristina de Lima; NOGUEIRA, Claudete de Sousa. REPRESENTAÇÕES DE NEGROS E INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DAS LEIS 10.639 E 11.645: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 749-769, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/469>. Acesso em: 17 dez. 2018.
Seção
Caderno Temático