O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: USOS E COMPREENSÕES DA LEI 10.639/03

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Alexsandro Ribeiro do Nascimento Rafaela Franklin da Silva Lira

Resumo

Este artigo visa discutir as formas de abordagem e implementação da lei 10.639/03, bem como das orientações apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de 2004. A criação desses dispositivos legais tem por objetivo contemplar o estudo da história da África além do contexto da escravidão. Desmistificar, desconstruir os estereótipos e discursos unilaterais e eurocêntricos é uma tarefa urgente por parte dos profissionais da educação que precisam também colaborar para que o aluno aprimore o senso crítico e perceba a diversidade de atores sociais que compõe a história do Brasil e que por tanto tempo permaneceram silenciados nas páginas dos livros didáticos e dos debates escolares.

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Como Citar
DO NASCIMENTO, Alexsandro Ribeiro; DA SILVA LIRA, Rafaela Franklin. O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: USOS E COMPREENSÕES DA LEI 10.639/03. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 820-835, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/467>. Acesso em: 21 set. 2018.
Seção
Caderno Temático