A ANÁLISE DO MULTICULTURALISMO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA COSMOGONIA IORUBÁ NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E ASTRONOMIA

Main Article Content

Caio Ricardo Faiad da Silva Alexandre Araújo de Souza Cátia Cristina Bocaiuva Maringolo Vagner Gonçalves da Silva

Resumo

A inserção de preceitos multiculturalistas no ensino permitem superar a ruptura epistemológica entre a ciência e outros saberes gerados no contexto de culturas específicas. Neste trabalho o objetivo foi analisar a abordagem multicultural do currículo e do Caderno do Professor de Ciências do Estado de São Paulo. Concluiu-se que embora o material analisado apresente uma abordagem multicultural, é notória a ausência de referências da cultura negra. Portanto, foi sugerido a inclusão de textos relacionados aos mitos dos orixás como forma de inserção da cultura iorubá, um dos grupos étnicos de cultura negra que contribuíram para a formação do povo brasileiro, nos temas de biologia e astronomia. Dessa forma, além de inserir a cultura africana subsaariana e afro-brasileira nas abordagens multiculturais, abre-se uma oportunidade de discussão na disciplina de Ciências de temas relacionados à intolerância às religiões de matriz africana.

Article Details

Como Citar
FAIAD DA SILVA, Caio Ricardo et al. A ANÁLISE DO MULTICULTURALISMO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA COSMOGONIA IORUBÁ NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E ASTRONOMIA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 381-408, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/465>. Acesso em: 17 dez. 2018.
Seção
Caderno Temático