A MENINA NEGRA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA: O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE

Main Article Content

Camila Simões Rosa Elenice Maria Cammarosano Onofre

Resumo

O presente artigo é desdobramento do estudo de mestrado que objetivou compreender a relação da mulher negra com sua estética, enfatizando a interferência do cabelo na construção da sua identidade. Apresenta-se nestes apontamentos, um dos focos de análise da pesquisa “As vivências da infância: a menina negra no contexto familiar e escolar”, no qual são analisadas as falas das cinco mulheres colaboradoras do estudo, sobre suas vivências no ambiente familiar e escolar e a relação com seus cabelos crespos. O artigo está organizado em três eixos: as vivências da menina negra no contexto familiar que evidencia a importância da figura materna na manipulação dos cabelos; a escola como primeiro espaço onde as mulheres vivenciam experiências de racismo e discriminação, e a ausência da temática étnico-racial nos currículos escolares.

Article Details

Como Citar
ROSA, Camila Simões; ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A MENINA NEGRA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA: O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 572-593, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/461>. Acesso em: 21 set. 2018.
Seção
Caderno Temático