REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DO PARANÁ

Main Article Content

Ingrit Yasmin Oliveira da Silva Batista Fabiane Freire França Delton Aparecido Felipe

Resumo

A escola é um espaço propício para ouvir e narrar histórias, a partir dessa premissa este texto visa relatar uma experiência didático-pedagógica realizada em uma escola localizada na cidade de Campo Mourão-PR. Buscamos responder as seguintes problemáticas: quais as representações de raça que circulam na Educação Infantil? Selecionamos para as ações pedagógicas uma turma com vinte crianças com idade entre 4 e 5 anos, que estudam na turma do Nível II. A seleção da Educação Infantil, deu-se pelo fato de que nessa etapa, as crianças estão em processo de formação e construção de identidade. Consideramos que as narrativas que circulam na escola, as histórias que são contadas e as representações que são vistas como referências precisam ser revisitadas e pluralizadas, para problematizar e desconstruir o modelo de branquitude estabelecido pela sociedade.

Article Details

Como Citar
BATISTA, Ingrit Yasmin Oliveira da Silva; FRANÇA, Fabiane Freire; FELIPE, Delton Aparecido. REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DO PARANÁ. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 335-354, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/459>. Acesso em: 25 jun. 2018.
Seção
Caderno Temático