ENSINO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ACARAPE, CEARÁ

Main Article Content

Antônio Roberto Xavier Antônio Leonardo Moreira de Aquino Júlio César Lopes de Oliveira

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o conteúdo sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana constante no livro didático de Ensino de Jovens e Adultos, no 2º segmento do ensino fundamental, etapa V, com comentários à Lei nº 10.639/2003. O estudo ocorreu na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rocha Ramos, em Acarape, Ceará. Pressupõe-se que o ensino-aprendizagem da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem sido sempre uma das questões cruciais para a Educação Básica, especificamente para a Educação de Jovens e Adultos, cujo corpo discente é composto por sujeitos sociais que estão fora de faixa etária e há considerável tempo distantes do ensino formal, os quais carregam consigo, porém, um significativo arcabouço de experiências ou aprendizagens não formais. Por essa e outras razões, concebe-se que essa modalidade de educação requer abordagem didático-pedagógica diferenciada que se adéque à realidade do discente jovem ou adulto.

Article Details

Como Citar
XAVIER, Antônio Roberto; AQUINO, Antônio Leonardo Moreira de; OLIVEIRA, Júlio César Lopes de. ENSINO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ACARAPE, CEARÁ. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 483-504, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/453>. Acesso em: 21 set. 2018.
Seção
Caderno Temático