A REPRESENTAÇÃO DOCENTE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

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Daniela dos Santos Caetano

Resumo

O trabalho com a temática das relações étnico- raciais compreende uma das áreas emergentes em educação, produzindo demandas diversas em referência à atuação docente. Neste contexto, buscou-se analisar de que modo são representados pelos(as) professores(as) de uma Escola de Educação Integral do município de Campinas o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em consonância com a Lei 10.639/03. Para tanto, utilizou-se como metodologia a análise do discurso e como instrumento de coleta de dados, questionários abertos e semiestruturados. Este estudo propõe que para além dos relatos, torne-se possível compreender e refletir acerca das desigualdades provenientes das discriminações e preconceitos destinados às populações negras. Para tanto, se faz necessário repensar de que modo os docentes se percebem e percebem o outro, diverso, na busca por uma identidade positiva e respeitável.

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Como Citar
CAETANO, Daniela dos Santos. A REPRESENTAÇÃO DOCENTE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 313-334, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/441>. Acesso em: 21 set. 2018.
Seção
Caderno Temático