AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO ESCOLAR

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Antonio Matheus do Rosário Corrêa Raquel Amorim dos Santos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as representações sociais sobre crianças negras em contexto escolar. O estudo se configura em abordagem qualitativa com a aplicação de pesquisa bibliográfica, fundamentado no referencial teórico de Moscovici (1978, 2015), Jodelet (1989), Gomes e Araújo (2014), Cavalleiro (2005, 2017), Feitosa (2012), Costa (2013) e Santos (2009). Os resultados revelam que as representações sociais sobre as crianças negras apresentam dicotomia entre práticas racistas e mecanismos antirracistas na escola. Os discursos contidos nas leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 primam pelo reconhecimento e valorização do negro na sociedade brasileira. Conclui-se que há necessidade de progredir no campo da educação para as relações étnico-raciais, principalmente na efetividade de políticas públicas de ações afirmativas que assegurem o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, como meio de afirmação das crianças negras na escola.

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Como Citar
CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; AMORIM DOS SANTOS, Raquel. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 693-720, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/438>. Acesso em: 17 dez. 2018.
Seção
Caderno Temático