A CONSOLIDAÇÃO DA LEI 10.639 NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SÃO PAULO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS

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Ângela Fátima Soligo Caroline Felipe Jango Tamyris Proença Bonilha Garnica Edna Lourenço

Resumo

Este estudo apresenta os dados referentes a uma pesquisa realizada com as/os educadoras/es do Município de Campinas-SP, a respeito da implantação e desenvolvimento das ações relativas à lei 10.639, a partir de demanda apresentada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Campinas. O questionário elaborado para a realização da pesquisa foi disponibilizado para a rede docente do município de Campinas em ambiente virtual da Secretaria Municipal de Educação, ao qual responderam 218 profissionais da Educação. Os resultados indicam que, embora as questões das africanidades e da História da África estejam contemplados nos Projetos Político-Pedagógicos e Planos de Ensino, elas ainda não adentram as práticas pedagógicas das/dos docentes. Evidenciam ainda as lacunas da formação e corroboram a constatação da dinâmica do racismo institucional no cotidiano escolar, que se opera pela ausência, pelo silêncio e pela superficialidade.

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Como Citar
SOLIGO, Ângela Fátima et al. A CONSOLIDAÇÃO DA LEI 10.639 NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SÃO PAULO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 265-294, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/433>. Acesso em: 25 jun. 2018.
Seção
Caderno Temático