O PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA: O OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ – CE

Main Article Content

Kegislânia Ferreira Martins Cristiane Sousa da Silva

Resumo

Neste trabalho abordamos a temática racial no contexto escolar, a partir da visão tanto dos professores como dos alunos. O objetivo é verificar de que forma o trabalho do professor interfere na (des)construção da identidade negra dos alunos em sala de aula. A proposta metodológica trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho descritivo e exploratório e o contexto investigado foi alunos e professores da Escola Pública de Ensino Fundamental Antônio Martins de Almeida, localizada em Quixadá-CE, tendo como técnica de coleta de dados questionário e entrevista. Percebemos que a escola tem papel importante na formação da identidade negra dos alunos, porém, ainda não é uma prática comum e ativa na didática dos professores, é notório também o quanto as questões raciais ainda são silenciadas e invisibilizadas no ambiente escolar.

Article Details

Como Citar
MARTINS, Kegislânia Ferreira; SILVA, Cristiane Sousa da. O PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA: O OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ – CE. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 215-237, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/430>. Acesso em: 17 dez. 2018.
Seção
Caderno Temático