ESCOLA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE EM MINAS GERAIS

Main Article Content

Erika Morais Cerqueira

Resumo

A investigação que aqui se propõe busca analisar o processo de implementação da Lei 10.639/03 nas escolas estaduais, estabelecidas no município de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. A proposta envolveu a aplicação de questionários a 430 alunos do Ensino Fundamental II e a 15 professores de história. As questões abordam as políticas afirmativas, o preconceito e o ensino de história no espaço escolar. A pesquisa permite compreender os desafios para a efetivação desta iniciativa e sugere alternativas pedagógicas para o enfrentamento de imaginários, discursos e práticas racistas. A ideia que orienta este estudo é a de que a articulação com outros espaços de resistência e ancestralidade, presentes na cidade, possa auxiliar no processo de reconhecimento dos sujeitos historicamente marginalizados no campo educacional brasileiro.

Article Details

Como Citar
CERQUEIRA, Erika Morais. ESCOLA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE EM MINAS GERAIS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 721-748, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/412>. Acesso em: 17 dez. 2018.
Seção
Caderno Temático