A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DA CULTURA AFRICANA: PRINCIPAIS DEBATES E REFLEXÕES ACERCA DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

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Midian Domingos Alves de Azevedo Vanessa Ribeiro Teixeira

Resumo

Este estudo é uma reflexão sobre a Lei 10.639/2003, com um breve histórico da referida legislação, por meio de referências bibliográficas, a partir de uma abordagem crítico-teórica. Refletimos, ainda, sobre o papel dos profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem, e sobre o candomblé como elemento de luta e resistência no processo histórico cultural afro-brasileiro. Em um contexto social em que se pode perceber a reatualização da estrutura colonial, buscamos bases teóricas que nos permitem afirmar que o racismo é o principal elemento que contribui para a exclusão de religiões de matrizes africanas e a discriminação de seus adeptos.

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Como Citar
ALVES DE AZEVEDO, Midian Domingos; TEIXEIRA, Vanessa Ribeiro. A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DA CULTURA AFRICANA: PRINCIPAIS DEBATES E REFLEXÕES ACERCA DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 39-64, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/387>. Acesso em: 21 set. 2018.
Seção
Caderno Temático