“PERSONALIDADES NEGRAS?! SÓ CONHEÇO ZUMBI, PROFESSORA!” - A CONSTRUÇÃO DO “HEROI” E A INVISIBILIZAÇÃO DO NEGRO NA HISTÓRIA

Main Article Content

Fabiana Ferreira de Lima

Resumo

Com base no recorte de uma prática pedagógica mais ampla, executada numa Instituição Federal de Ensino, com alunos do 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, este artigo tem como objetivo refletir acerca da invisibilização do negro, no processo de construção dos “heróis da história”, a partir do debate crítico e do reconhecer que existem diferenciadas versões históricas, que tanto têm legitimado o eurocentrismo como fundamento epistemológico à construção dos diversos conhecimentos. Partiu-se de uma lista de personalidades históricas apontadas como mais conhecidas e importantes para a turma e, a partir dela, desenvolveu-se nova atividade, com vistas à visibilização de personalidades negras da História, até então desconhecidas para a maioria deles. No presente trabalho, as discussões se fundamentarão em autores como: Boschi (2007) e Silva (1997, 2010). Além destes, outros autores participarão do escopo das discussões.

Article Details

Como Citar
LIMA, Fabiana Ferreira de. “PERSONALIDADES NEGRAS?! SÓ CONHEÇO ZUMBI, PROFESSORA!” - A CONSTRUÇÃO DO “HEROI” E A INVISIBILIZAÇÃO DO NEGRO NA HISTÓRIA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. Ed. Especi, p. 05-21, jun. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/383>. Acesso em: 25 jun. 2018.
Seção
Caderno Temático