A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO IMAGINÁRIO SOBRE AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS

Main Article Content

Lucimar Rosa Dias Maria Celma Borges Maura Tânia Guimarães Giovani José da Silva Raquel Elizabeth Saes Quilles

Resumo

Este artigo apresenta o processo de produção de material didático sobre histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas que deve ser obrigatoriamente trabalhado nas instituições escolares conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394, de 1996. Busca desencadear reflexões sobre a construção de um novo imaginário dessas culturas por meio de material que reconheça as múltiplas formas de resistências desses grupos na constituição da sociedade brasileira. A metodologia utilizada na confecção dos livros pautou-se na concepção colaborativa e teve como princípio o diálogo crítico entre os/as autores/as. Tomou-se como baliza as teorias críticas de educação e os princípios da nova história e da história social, articulando-as a defesa de uma educação inclusiva que se fundamenta na concepção de direitos humanos, no respeito a diferença e no questionando dos processos de produção da desigualdade. 

Article Details

Como Citar
DIAS, Lucimar Rosa et al. A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO IMAGINÁRIO SOBRE AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 13, p. 403-424, jun. 2014. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/169>. Acesso em: 06 jul. 2020.
Seção
Artigos