DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER - REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Main Article Content

Agnês Raquel Camisão Silva Ana Carolina Falleiros Cássia Regina Rodrigues Vargas Egnerto Ribeiro Turato Maria Helena Baena de Moraes Lopes

Resumo

Objetivos: Identificar na literatura brasileira atual os tipos de preconceito contra a mulher. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nacional sobre publicações de preconceito contra a mulher, de 2008 a 2012. Resultados: Foram encontrados oito artigos sobre o tema e estabelecidas quatro categorias para discussão, a saber: Preconceito contra raça/etnia, Preconceito contra a homossexualidade feminina, Preconceito de gênero e Preconceito contra situações de saúde/doença. Conclusões: De maneira geral, os artigos discutem o preconceito contra a mulher. O tratamento injusto, descortês e humilhante aponta para o preconceito racial e a determinadas doenças, e o despreparo de profissionais da saúde no cuidado às homossexuais são fatores que levam estes grupos de mulheres a não acessarem ou permanecerem nos serviços de saúde.

Article Details

Como Citar
SILVA, Agnês Raquel Camisão et al. DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER - REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 7, n. 15, p. 161-174, fev. 2015. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/119>. Acesso em: 16 set. 2019.
Seção
Artigos