O SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO, AS POLÍTICAS RACIALIZADAS E AS AÇÕES EXTENSIONISTAS DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (NEAB UERJ)

Main Article Content

Maria Alice Rezende Vinícius Oliveira Pereira

Resumo

O atual contexto educacional brasileiro, marcado pela emergência da etnicidade afro-brasileira, coloca os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs) no cenário da academia brasileira como importantes atores no processo de análise, discussão e intervenção nesse novo cenário educacional. As ações dos NEABs têm se concentrado na (re) produção do conhecimento sobre história e cultura dos afro-brasileiros e africanos, na produção de materiais didáticos sobre a referida temática e na construção de espaços de formação para professores da educação básica visando á implementação da Lei 10639/03. A partir deste parâmetro, este artigo se propõe a descrever e discutir as ações desenvolvidas pelo NEAB da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para o III Curso de Extensão em História e Cultura Negra, apontando os desafios, possibilidades e questões que envolvem uma experiência de formação de professores sobre a temática da história e cultura negra.

Article Details

Como Citar
REZENDE, Maria Alice; PEREIRA, Vinícius Oliveira. O SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO, AS POLÍTICAS RACIALIZADAS E AS AÇÕES EXTENSIONISTAS DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (NEAB UERJ). Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 7, n. 15, p. 92-112, fev. 2015. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/116>. Acesso em: 16 set. 2019.
Seção
Artigos