A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

Dossiê Temático “Os Homens Negros no Brasil: questões e perspectivas sobre as relações entre raça e gênero masculino”

v. 11 n. 30 (2019)

Prezadas/os Leitoras/es,

 A revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, é marcada pela escolha de suas temáticas e o teor de suas publicações na divulgação e promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe, promovendo ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, assim como incentivando a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais.

A publicação do Dossiê Temático “Os Homens Negros no Brasil: questões e perspectivas sobre as relações entre raça e gênero masculino”, coordenado Prof. Dr. Rolf Malungo Ribeiro de Souza (UFF), Prof. Dr. Waldemir Rosa (UNILA), Prof. Dr. Alan Augusto Ribeiro (UFOPA), Prof. Ms. Henrique Restier da Costa Souza (IESP/UERJ), traz como grande contribuição para o cenário dos estudos de gênero e raça a discussão sobre a construção das masculinidades negras, frente a um universo de manutenção de representações coloniais para os corpos e as subjetividades de homens negros. Os textos apontam para a nova epistemologia do pensamento sobre gênero, promovendo a abertura de novas portas para diferentes reflexões sobre negritude, masculinidade e, consequentemente, sobre feminismo e feminilidade negra, em contraposição.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação deste número, e que tornaram factível sua continuidade. Convidamos os leitores e leitoras à navegar por esse volume e, a partir das experiências e investigações aqui compartilhadas, não esmorecerem na reflexão e na prática de uma educação antirracista nesse país.

 

Modupé!

Comitê Editorial

Anna M. Canavarro Benite (UFG)

Cintia Camargo Vianna (UFU)

Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (UESB)

José Antonio Novaes da Silva (UFPB)

COLEÇÕES NEGROS E NEGRAS

CADERNOS TEMÁTICOS

Indexadores

 

 

 

 Resultado de imagem para diadorim logo